RevisTTa
(MOMENTOS ETERNOS)
A Noviça Rebelde
Edição TTNeves - Arte Rivkah
Gênero: Musical
Origem/Ano: EUA/1965
Direção: Robert Wise
Poetas...
Grandes São os Poetas!...
Princips
Belezas que traduzem o Amor,
Peregrinos em
busca d'este labor,
Lançam-se de encontro a ele.
Sabem,
que
somente ao lado dele poderão sentir
o falar da vida,
o
canto do mar,
o som das estrelas,
sempre redescobrindo
o amor...
Sem o Amor,
tornam-se escrita pesada,
seus laços
se envolvem de amarguras,
tristeza insuportáveis, lamentos
insólitos...
Será o desencontro entre o que a alma aspira
e o cinza
da vida sustenta,
Aos poetas, cabe o dom,
do
ilimitado para o real,
o que o amor deseja, sem utopias,
sem
imoralidades, sem dogmas,
eles versam o que é o amor.
O
coração pode sentir, os olhos podem ver,
a alma pode emocionar-se,
mas,
os poetas, escrevem o que é o Amor!
Jamais cerceiam o
amor,
buscam sempre traduzir as leis divinas,
traduzem esse
sentimento à luz de todos.
É, a meu ver, um poeta,
de um
simples conhecedor das letras ao mais erudito,
mas que detenham essa
essência de amor,
embebida no cálice da consagração da escola
vida.
Poetas...Poetisas!!!
Maravilhoso
lê-los,
jamais, se ocupam da maledicência,
mas repugnam a
leviandade,
Sabem, ah se sabem!
Que o seu templo é o templo do
amor,
que se encontra no interior de todos.
Ah
Poetas!...
Deus, certamente, em sua magnitude poética,
reservou-vos no céus um cantinho,
um recanto de poetas,
um vale
das poesias,
a se perpetuar as escritas do amor,
a alcance de todos os que
necessitam,
desta fonte inesgotável
e em constante evolução
que é o Amor.
Benditos Sejam Poetas!!!
Elenco:
Julie
Andrews... |
Maria
Captain von Trapp The Baroness Max Detweiler Mother Abbess Liesl von Trapp Rolf Louisa von Trapp Friedrich von Trapp Kurt von Trapp Brigitta von Trapp Marta von Trapp Gretl von Trapp Herr Zeller Sister Margaretta |
Sinopse: Maria é uma noviça que não consegue seguir as rígidas regras do convento onde vive, por se sentir livre e amar as montanhas. Em meados da década de 30, pouco antes da sombra nazista aterrorizar o mundo, ela vai trabalhar na casa do capitão Von Tapp (Plummer), pai de sete filhos, que educa-os com uma forte disciplina. A chegada de Maria une a família através da música, em um dos filmes familiares mais queridos de todos os tempos. Vencedor de 5 Oscar, incluindo Filme e Diretor.
Amar nos versos do Poeta
Angela
Lara
Poetar é
contradizer-se necessariamente.
É amar um amor nos versos do Poeta,
sem
querer conhecer-lhe a face,
nem mesmo sabe-lo livre...
O que importa
se é mentira
o que molha minha alma?
Se quando chegas em minha
tela,
sou tua... sem me importar com esmolas !!!
Pode-se dizer ainda que o filme representou o renascimento da 20th Century Fox, que acumulava uma série de fracassos, como “Cleópatra”, na época. Resumindo é isso, “A Noviça Rebelde” é um filme inesquecível, diferente dos blockbusters que fazem um enorme sucesso no lançamento e depois são totalmente esquecidos pelo público, conta com um excelente diretor, Wise (“Amor Sublime Amor”), e Julie Andrews esbanjando beleza e alegria num papel digno de Oscar, o qual não ganhou por ter ganho no ano anterior com “Mary Poppins”.
Palavras
(ariane)
"Hoje o poeta
calou
sentimentos
lhe faltavam
palavras
Hoje o poeta
chorou
não
porque estava
triste
se
sentia
abandonado
um quarto sem
luz
lhe
faltavam
palavras
Hoje o poeta se
fechou
não
porque queria se
esconder
se sentia
impotente
carente
Hoje o poeta não
andou
entre
nuvens
fincou os pés na
lama
não
fechou os
olhos
não
sonhou
o peito
abarrotado
apertado
ausente
descrente
preto e
branco
lágrimas
lhe faltavam palavras"
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
Let's
start at the very beginning
A very good place to start
When you read you
begin with a-b-c
When you sing you begin with do-re-mi
Do-re-mi,
do-re-mi
The first three notes just happen to be
Do-re-mi,
do-re-mi
Do-re-mi-fa-so-la-ti
Let's see if i can make it easy
Doe,
a deer, a female deer
Ray, a drop of golden sun
Me, a name i call
myself
Far, a long, long way to run
Sew, a needle pulling thread
La, a
note to follow sew
Tea, a drink with jam and bread
That will bring us back
to do (oh-oh-oh)
Do-re-mi-fa-so-la-ti-do
So-do!
Now children,
do-re-mi-fa-so and so on are only the tools we use to
Build a song.
Once
you have these notes in your heads, you can sing a million different tunes
By
mixing them up. like this: so do la fa mi do re
Can you do that?
So do
la fa mi do re
So do la ti do re do
So do la ti do re
do
Now, put it all together:
So do la fa mi do re, so do la ti do
re do
Good!
But it doesn't mean anything.
So we put in
words. one word for every note. like this:
When you know the notes to
sing
You can sing most anything
Together!
When you know the notes
to sing
You can sing most anything
Doe, a deer, a female deer
Ray, a
drop of golden sun
Me, a name i call myself
Far, a long, long way to
run
Sew, a needle pulling thread
La, a note to follow sew
Tea, a drink
with jam and bread
That will bring us back to do
Do re mi fa so la ti
do
Do ti la so fa mi re
Do mi mi
Mi so so
Re fa fa
La ti
ti
When you know the notes to sing
You can sing most
anything
Doe, a deer, a female deer
Ray, a drop of golden sun
Me, a
name i call myself
Far, a long, long way to run
Sew, a needle pulling
thread
La, a note to follow sew
Tea, a drink with jam and bread
That
will bring us back to
Do . . . so do
Re . . . la fa
Mi . . . mi
do
Fa . . . re
So . . . so do
La . . . la fa
Ti . . . la so fa mi
re
Ti do - oh - oh ti do -- so do
MEDO DE AMAR...Por
que?
Marici Bross - Marcial Salaverry
-Zelisa
Medo de amar... Pode parecer
incrível...
Mas como tem gente com esse medo...
Algo como medo de
viver...
Marcial
Amar é
vida,
É a própria essência
De nosso ser.
Mas muitos de se
apaixonar
Medo tem, não podemos
este medo ter, afinal...
Amar é
vida!!!
Marici
Amar é
querência
aconchego ternura carinho
vida em eterna
comunhão
zelisa
Se amar é
vida,
vamos a vida amar,
dando-lhe a importância devida,
amando sem
cessar...
Marcial
Amar é
bom!!!
Por isto amo a vida,
você e tudo o que me rodeia
Amo o amor e
tudo
O que dele recebo.
Amar é tão bom!
Marici
Amar é respirar o ar puro
a essencia
verdadeira
interagindo corpo alma
num querer maior
zelisa
Amar é nossa felicidade...
Dela temos
necessidade,
para não viver na saudade,
e sentir da solidão a
frialdade...
Marcial
A
solidão nem sempre é boa
Amar é melhor,
Amar e ser amado
É real
necessidade
E assim vivemos a amar
E afastando a solidão
Marici.
Amor traz
felicidade
encantamento vida emoções
motivando o ser a viver
intensamente
cada segundo de seu viver
completando-se
mutuamente
solidão de amor dói.
Não podemos temer o amor
muito menos
não amar
seríamos morrer em nos a cada instante
zelisa
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
Edelweiss,
Edelweiss
Every morning you greet me
Small and white, clean and bright
You look happy to meet me
Blossom of snow may you bloom and grow
Bloom and grow forever
Edelweiss, Edelweiss
Bless my homeland
forever
COMO TE
QUERO
Joe'A
Você sabe exatamente como te quero
te quero
nas canções que me delicio
te quero nas luzes
que me guiam
te quero sol que me ilumina, me
bronzeia
na luz da lua, como manto
de carinhos
no brilho das estrelas...que
compõe seus versos
escrevendo nossos caminhos,
nelas tatuados
na minha imaginação tecendo
fantasias...com paixão
no ar que
respiro perfumado de você
no mar que me banha,
navegando por você
pelas ondas, pelas
praias...singrando suas águas
que borbulham ,
espumam por amor
em suave
balouçar...com sua brisa velejar
nas suas
aguas me molhar
nos seus mistérios
mergulhar
simplesmente, é assim que te quero
amar
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
What will this day be
like, I wonder
What will my future be, I wonder
It could be so exciting
To be out to the world, to be free
My heart should be wildly rejoicing
Oh, what's the matter with me
I've always long for adventure
To do
the things I've never dared
And here I'm pleasing adventure
Then why am
I so scared??
A captain with seven children
What so fearsome about that
Oh, I must stop this doubts, all this worries
If I don't I just know
I'll turn back
I must dream of the things I am seeking
I am seeking the
courage I lack
The courage to serve them with reliance
Face my mistakes
without defiance
Show them I'm worthy
And while I show them, I'll show
me.......
So let them bring on all their problems
I'll do better than my
best
I have confidence they'll put me to the test
But I'll make them see
I have confidence in me
Somehow I will impress them
I will be firm but
kind
And all those children, heaven bless them
They will look up to me
and mind me
With each step I'm almost certain
Everything will turn out
find
I have confidence, the world can all be mine
They'll have to agree
I have confidence in me
I have confidence in sunshine
I have confidence
in rain
I have confidence that spring will come again
Besides which you
see I have confidence in me
Strength doesn't lie in numbers
Strength
doesn't lie in wealth
Strength lies in nights of peaceful slumbers
When
you wake up, wake up!
It's healthy
All I trust I leave my heart to
All I trust becomes my own
I have confidence, in confidence alone
(Oh help........)
I have confidence, in confidence alone
Besides
which you see I have confidence in me
como é bom cantar!
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
She climbs a tree and
scrapes her knee
Her dress has got a tear
She waltzes on her way to mass
And whistles on the stair
And underneath her wimple she has curlers in
her hair
I even heard her singing in the abbey
She's always late for
chappel but her penitence is real
She's always late for everything except
for every meal
I hate to have to say it but I very firmly feel
Maria's
not an asset to the abbey
I like to say a word in her behalf
Maria makes
me laugh
How do you solve a problem like Maria
How do you catch a cloud
and pin it down
How do you find a word that means Maria
A
flibbertijibbet, a will o-the wisp, a clown
Many a thing you know you like
to tell her
Many a thing she ought to understand
But how do you make her
stay
And listen to all you say
How do you keep a wave upon the sand
Oh how do you solve a problem like Maria
How do you hold our moonbeam in
your hand?
When I'm with her I'm confused, out of focus and bermused
And
I never know exactly where I am
Unpredictable as wheather
She's as
flighty as a feather
She's a darling, she's a demon, she's a lamb
She'd
outpester any pest
Drive a hornet from its nest
She can throw a whirling
dervish out of whirl
She is gentle, she is wild
She's a riddle, she's a
child
She's a headache, she's and angel
She's a girl
How do you
solve a problem like Maria
How do you hold our moonbeam in your hand?
How do you find a word that means Maria
A flibbertijibbet, a will o-the
wisp, a clown
Many a thing you know you like to tell her
Many a thing
she ought to understand
But how do you make her stay
And listen to all
you say
How do you keep a wave upon the sand
Oh how do you solve a
problem like Maria
How do you hold our moonbeam in your
hand?
TRINCHEIRAS DO AMOR...
Paulo Nunes
Junior
E, entre
campos,
corro em busca da luz que me faz sorrir e
viver,
sobre as pedras
machuco-me.
Exausto...continuo em busca de
ti.
Em uma corrida contra o próprio
tempo
lanço-me neste turbilhão de emoções
incertas...
Procurando desesperado pelo encontro de meu
viver,
de minha fonte de
esperança,
algo que me faça
acreditar
que poderei ser feliz
novamente...
Depois, com os pés em chagas tropeço em
ti.
Dá-me tuas mãos levantando-me do
chão...
Dei-me água para a
sede,
sombra para o meu
repouso,
com teus lábios forneça-me o
alimento
tão esperado de minha
alma!
Agora, contigo quero percorrer o
universo,
as pedras não mais me farão
ferir,
o fogo não mais me
derrotará,
os furacões não me farão
medo,
pois, contigo enfrento tudo de
frente,
prostro-me diante de
tudo,
agora como
guerreiro
que sai de dentro de teu
peito.
Ao nosso redor reconstruo nossas trincheiras de
amor,
para nos proteger daqueles que tentarem nos
ferir.
Viveremos intensamente o calor de nossa
paixão,
de
corações.
Enfim entrelaçados e de almas
gêmeas...
Pártamos rumo às
estrelas
que se fazem nossas companheiras,
irmãs...
Peçamos aos anjos safiras que em seus
braços
nos transportem para o nosso castelo de
amor.
Impenetrável,
onde de portas fechadas para o
mundo
viveremos de forma triunfal
tudo...
este sentimento
único.
Sou teu, tu és
minha...
pela eternidade se fará,
enfim,
nossa grande história de
amor,
somos eternos, pois somos amor!
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
Raindrops
on roses and whiskers on kittens
Bright copper kettles and warm woolen
mittens
Brown paper packages tied up with strings
These are a few of my
favourite things
Cream coloured ponnies and crisp apple streudles
Doorbells and slaybells and schnitzel with noodles
Wild geese that fly
with the moon on their wings
These are a few of my favourite things
Girls in white dresses with blue satin sashes
Snowflakes that stay on my
nose and eyelashes
Silver white winter that melts into spring
These are
a few of my favourite things
When the dog bites, when the bee stings
When I'm feeling sad
I simply remember my favourite things
And then
I don't feel so bad
Desencontro
Marilda Conceição
(
Ternura)
Que
pena!
Dei-te a beleza da
flor,
me deste o
espinho.
Dei-te todo o
amor
que em minh'alma
florescia.
Me deste a
dor,
porque do amor nada
conhecias.
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
Rolf
You wait little girl on an empty stage
For fate will turn the light on
Your life little girl is an empty page
That men will want to write on
Liesl
To write on
Rolf
You are sixteen going on
seventeen
Baby, it's time to think
Better beware, be canny and careful
Baby, you're on the brink
You are sixteen going on seventeen
Fellows
will fall in line
Eager young lads and rogues and cads
Will offer you
food and wine
Totally unprepared are you to face a world of men
Timid
and shy and scared are you
Of things beyond your ken
You need someone
older and wiser telling you what to do
I'm seventeen going on eighteen
I'll take care of you
Liesl
I am sixteen going on seventeen
I know that I'm naive
Fellows I meet may tell me I'm sweet
And
willingly I believe
I am sixteen going on seventeen
Innocent as a rose
Bachelor dandies, drinkers of brandies
What do I know of those?
Totally unprepared am I to face a world of men
Timid and shy and scared
am I
Of things beyond my ken
I need someone older and wiser telling me
what to do
You are seventeen going on eighteen
I'll depend on you
AMAR COM OS
OLHOS
Walter Pereira Pimentel
Amar com os
olhos, sem nada poder dizer,
Juro! É castigo!
Algo que não
combina comigo,
Desse amor não quero sofrer!
O amor tem
que ser pra valer.
Ardente feito chama,
Pressupondo contato,
cama,
Tudo que nos dê prazer!
É preciso portanto
aproximação,
Toque de corpos...bocas...mãos...
Abraços...carinhos...beijos...
Olhar apenas não
satisfaz,
Sempre queremos um pouco mais
Para saciar nossas
"fomes", nossos desejos!
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
There's a
sad sort of clanging from the clock in the hall
And the bells in the steeple
too
And up in the nursery an absurd little bird
Is poping out to say
cuckoo
Marta, Gretl, Brigitta
Cuckoo, cuckoo
Regretfully they
tell us
But firmly they compel us
To say goodbye
To you...
So
long, farewell, auf Wiedersehen, good night
Marta
I hate to go and
leave this pretty sight
So long, farewell, auf Wiedersehen, adieu
Friedrich
Adieu, adieu, to yieu and yieu and yieu
So long,
farewell, au revoir, auf wiedersehen
Liesl
I'd like to stay and
taste my first champagne
Yes?
Capitão
No!
So long, farewell,
auf Wiedersehen, good bye
Kurt
I leave and heave a sigh and say good
bye
Goodbye...
Brigitta
I'm glad to go, I cannot tell a lie
Louisa
I flit, I float, I fleetly flee, I fly
Gretl
The
sun has gone to bed and so must I
So long, farewell, auf Wiedersehen, good
bye
Good bye, good bye, good bye...
Convidados
Goodbye...
Diante do
Espelho
Tarcísio R. Costa
Separa-me do
espelho
Uma bruma espessa - talvez a verdade
Ou, quem sabe, a
tristeza da fria realidade...
O tempo passa... Ficam as
marcas
Incorrigíveis da idade...
Fico no meu silêncio,
perplexo...
Será que adianta sonhar? Vejo estampado
Naquela
imagem, o reflexo
Do tempo... Do meu eu passado,
De o meu longo
caminhar...
O espelho mostra-me a realidade,
Não quero
apagar os meus sonhos...
Seria covardia ter medo da verdade.
Sigo,
a sonhar e acreditar no amor... Na paixão,
Por que não! Ainda tenho um
coração,
Ávido para amar.
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
Maria
Perhaps I had a wicked childhood
Perhaps I had a miserable youth
But
somewhere in my wicked, miserable past
There must have been a moment of
truth
For here you are, standing there, loving me
Whether or not you
should
But somewhere in my youth or childhood
I must have done something
good
Nothing comes from nothing
Nothing ever could
So somewhere in
my youth or childhood
I must have done something good
Capitão
For here you are, standing there, loving me
Whether or not you should
Maria
So somewhere in my youth or childhood
I must have done
something good
Maria e Capitão
Nothing comes from nothing
Nothing ever could
Maria
So somewhere in my youth
Capitão
Or childhood
Maria
I must have done something...
Maria e Capitão
Something good
CONTEMPLAÇÃO
Guida
Linhares
Sigo em frente
passos pesados
e vagarosos
o fardo parece pesado
os dias compridos e
tensos.
Olho ao meu redor
vejo a natureza
silenciosa
árvores que se abraçam
folhas que dançam ao
vento
flores que se oferecem
aos beijos do sol
caliente
borboletas alegres namorando sempre-vivas
passarinhos
esvoaçantes buscando seus ninhos
Como é bom contemplar a
natureza
sentindo a calma
penetrar em nossa alma
e a beleza
de uma rosa
nos fazer parar
para admirar suas nuances
coloridas
sentindo seu inebriante perfume
Mágica e
envolvente catarse,
eis que meus passos tornaram-se
leves
movimentando meus pensamentos
revelando-se assim mais
otimistas
Sentindo a renovação da vida
na esperança do
amanhã
a expectativa de instantes de felicidade
traz a paz e
a harmonia
em meu ser vibrando uníssono
com a natureza em sua
exuberância
Meu coração antes imerso em tristeza
agora
palpita sereno e tranquilo
porque a meus olhos desvelou-se
a
beleza de Deus Pai
Supremo Criador de tudo, da vida, de
mim.
Composição: Richard Rodgers & Oscar Hammerstein II
High on a
hill was a lonely goatherd
Lay ee odl lay ee odl lay hee hoo
Loud was
the voice of the lonely goatherd
Lay ee odl lay ee odl-oo
Folks in a
town that was quite remote heard
Lay ee odl lay ee odl lay hee hoo
Lusty
and clear from the goatherd's throat heard
Lay ee odl lay ee odl-oo
O ho
lay dee odl lee o, o ho lay dee odl ay
O ho lay dee odl lee o, lay dee odl
lee o lay
A prince on the bridge of a castle moat heard
Lay ee odl lay
ee odl lay hee hoo
Men on a road with a load to tote heard
Lay ee odl
lay ee odl-oo
Men in the midst of a table d'hote heard
Lay ee odl lay ee
odl lay hee hoo
Men drinking beer with the foam afloat heard
Lay ee odl
lay ee odl-oo
One little girl in a pale pink coat heard
Lay ee odl lay
ee odl lay hee hoo
She yodeled back to the lonely goatherd
Lay ee odl
lay ee odl-oo
Soon her Mama with a gleaming gloat heard
Lay ee odl lay
ee odl lay hee hoo
What a duet for a girl and goatherd
Lay ee odl lay ee
odl-oo
Ummm (ummm) . . .
Odl lay ee (odl lay ee)
Odl lay hee hee
(odl lay hee hee)
Odl lay ee . . .
(yodeling)
One little girl in a
pale pink coat heard
Lay ee odl lay ee odl lay hoo hoo
She yodeled back
to the lonely goatherd
Lay ee odl lay ee odl-oo
Soon her Mama with a
gleaming gloat heard
Lay ee odl lay ee odl lay hmm hmm
What a duet for a
girl and goatherd
Lay ee odl lay ee odl-oo
Happy are they lay dee olay
dee lee o
(yodeling)
Soon the duet will become a trio
Lay ee odl lay
ee odl-oo
Odl lay ee, odl lay ee
Odl lay hee hee, odl lay ee
Odl lay
odl lay, odl lay odl lee, odl lay odl lee
Odl lay odl lay odl lay
CONQUISTAR MEU
CORAÇÃO!
Naidaterra
Se queres mesmo conquistar meu
coração,
Tente!
Mas digo ao teu
coração
que o meu coração ama
outro...
O teu chora pelo amor do
meu
mas o meu chora de amor por
outro...
Entende!
Convencer o meu
coração,
seria complicado,
impossível...
Coração não
pensa...
Sente!
Coração não mente e é
mestre
no controle da
mente...
Insistente!
A minha razão por mais
coerente,
se dobra diante das
decisões
do meu
coração...
Ainda
quer?
Seu coração é um
inconsequênte...
Adiante...
Tente..
Pode-se dizer ainda que o filme representou o renascimento da 20th Century Fox, que acumulava uma série de fracassos, como “Cleópatra”, na época. Resumindo é isso, “A Noviça Rebelde” é um filme inesquecível, diferente dos blockbusters que fazem um enorme sucesso no lançamento e depois são totalmente esquecidos pelo público, conta com um excelente diretor, Wise (“Amor Sublime Amor”), e Julie Andrews esbanjando beleza e alegria num papel digno de Oscar, o qual não ganhou por ter ganho no ano anterior com “Mary Poppins”.