Havia sempre algo
a mais a ser explorado. Muito mais do que uma simples "árvore de Natal" - "O
Quebra Nozes"; mais do que um sono profundo de uma jovem que aguarda ser
despertada com o beijo do seu príncipe - "A Bela Adormecida"; ou do que uma
donzela-cisne que precisa de um juramento de amor eterno para se livrar da
maldição de um feiticeiro - "O Lago dos Cisnes".
Restos de Mim
Ilka
Vieira
Eu tenho saudade de ti,
mas muito pouco sinto saudade
de mim.
Já não procuro meus rastros
pelas areias macias...
Sei que
descaminhei!
Eu penso em ti,
mas há muito não penso em mim.
Mal
avisto as tristes metas
que me foram traçadas
e, por falta de
opção,
cumpro-as sem ilustração.
Eu rezo por ti,
mas não rezo por
mim.
Se Deus fizesse questão da minha fé
não teria substituído a minha
mais rica alegria
por uma vida de apatia.
Eu te vejo,
mas
escondo-me de ti.
Não tenho brilho nos olhos
e meu choro fechará o teu
sorriso,
incentivará o teu silêncio
até que desistas de mim,
até que
deixes de regar
o que resta do meu
jardim.
Tchaikovsky, através de Odette e Siegfried, induz a repensar:
Como é o
momento em que vivemos?
Quais as nossas prisões?
A solidão de Odette
pode representar a solidão da alma humana?
Quais são as Odettes nos dias de
hoje? E quais são os Siegfrieds?
Em "O Lago dos Cisnes" temos dois seres
"aprisionados" - Siegfried e Odette. Um, pela mesmice da realeza aristocrática
que forjou um príncipe de personalidade fraca e insegura. O outro, a total
submissão muito bem camuflada na "capa" de um cisne, escondendo a real
capacidade de um ser pensante, com as idéias próprias e os sentimentos nobres de
um ser humano. No mundo atual,
a identificação maior é com Odette ou com
Siegfried?
MEU CASTELO
Eliane Triska
Venham! São todos convidados,
para meu
castelo visitar
se qualquer um pode ver
outro qualquer pode
entrar.
Deixo a todos... vazio
pra quem queira
habitar!
Venham brincar mas... cuidado!
Não se deixem
enganar
ora esconde ora se mostra
descubra o quê
encontrar.
Neste castelo encantado
de muito e fartos folguedos
uns
cantam, outros gargalham
alguns me faziam medo.
São lindas e
imensas salas
de largos e belos vitrais
Parto, mas bem de
mansinho,
prá lá já não volto mais!
Tem um secreto lugar
do
sabido que não sei,
é em lugar não sabido
e lá que vive meu
rei.
Vamos serena nau,
acabou a brincadeira
a hora é de
partida,
nem ouço mais ninguém rir.
Pergunte ao mar e às
estrelas
o que não sei perguntar:
se há VERDADE, é verdade,
comigo não quis brincar,
por que agora con-vida
para com ela
encontrar?
A quê se
está aprisionado?
Aos contra-valores? Aos direitos da pessoa humana?
Tchaikovsky em "O Lago dos Cisnes" como grande romântico, cria uma expressão
musical que introduz o espectador na temática principal deste drama, na imagem
do cisne. A dualidade de Odette - Odille (aprisionada submissa - humana
sedutora), contrapondo-se à irreverência maligna de
Rothbart.
Um duelo entre o bem e o mal.
QUENTE PERFUME
Wilson de Oliveira
Carvalho
Não custa nada,
não é sacrificio algum
dizer
que ainda te amo,
ninguém escutará mesmo,
nem você, eu sei...
O
único motivo de preocupação
seria os outros,
que por não entenderem de
amor,
talvez olhem com desdém.
Mas o que importa
toda esta
altivez,
afinal minha alma sangra,
e ninguém vê.
As lágrimas
que hoje
já não existem,
um dia cairam como torrente,
mesmo assim não
houve
quem ficasse ao meu lado,
para enxugá-las...
Será que
vale mesmo amar?
Por que será que o tempo
não permite fortalecer
um
sentimento,
e quando
em seu auge têm que esmorecer?
Será que
amar
é como uma tarde que
desfalece na
vastidão do céu?
Será
que haverá solução
para os casos confusos de amor?
Creio que não,
pois,
esse afeto reclama
pelas sarjetas que vem
sendo jogado
fora...
Ah! O amor...
Como ainda pulsa
e arde
aqui dentro do
peito,
o quente perfume de uma
mulher...
QUEM TE PERFUMA
Lara
Cardoso
Queria saber agora,
quem deixa o perfume na tua gola
e, se embriaga
do mel de tua boca,
e te faz murmurar
as palavras que eram minhas
e
invadiam nosso cio...
Talvez pudesse, assim,
refrear as lágrimas que
me invadem,
as mesmas que não pudeste secar
fazendo-as um perfeito
rio
que inunda este vazio,
que parece não ter fim;
Não sei mais,
qual de nós dois
pode ter jogado fora,
se eu não te deixei ficar
ou se
quiseste ir embora...
Mas agora eu sei,
que é impossível te
esquecer
e, pago a pena como único réu
por tudo o que falei...
Como
testemunha apenas o céu....
E
vem-nos a sensação de tédio como Siegfried e de solidão como Odette. Sem
esquecer a figura do feiticeiro Rothbart, o todo poderoso manipulador
que deseja "deter" o destino de ambos.
Posteriormente, amor e sedução
se completam na contribuição dada pela orquestra em que a essência de Odette,
representada pelo solo do violino caracteriza a imagem do cisne, e a essência do
príncipe Siegfried, representado pelo solo do cello, incorporam a tristeza de
Odette, envolvendo a fragilidade humana de Siegfried.
O universo metafórico,
proposto por Tchaikovsky, pode ser um grande auxílio para refletirmos na
capacidade individual de transformar "aprisionamento" em sentido de
vida.
Tempo
Tânia Ailene
Tenho admiração e contemplo você
Penso em falar, evito,
sofro,
espero, que um dia coloque um fim,
nesta amargura.
O tempo que
estamos perdendo
não será recuperado.
Erramos, desconfiamos e por tão
pouco,
acabamos nos magoando.
Talvez seja tarde,
nem sei porque tudo
aconteceu.
Vamos tentar sem promessas.
Fique à vontade,
me diga o que
desejas de mim,
não tenho sonhos,
quero um tempo para mim.
Por
nós.
Sempre terás teu lugar reservado,
tudo que eu não te dei,
poderia
ter, se voltasse a ser diferente.
Não te darei carinhos nem
afetos,
enquanto esta dor não sair do meu peito.
Agora que penso em ir
embora,
você me faz juras e finge.
Pensou que eu seria enganada,
não
foi consolo
morri em você.
Só fiz amor com você,
desfaleci em seus
braços,
acreditei que eras sincero,
passamos dias e noites e você
traiçoeiro,
foi tolo, fui sua caça.
Hoje você foi caçado,
Amor de mim
não terás,
a falsidade doeu.
Sinto que ao acordar já não te
procuro,
alucinada fiquei ao saber do que foste capaz,
arrasou meu
coração,
o que foi escondido você descobriu.
Essa prisão sem grades e
promessas não concretizadas,
todas mentiras.
Quem ama não quer
perder,
não magoa, não maltrata, não decepciona.
Achei que era para
sempre,
hoje sei que quis sózinha,
lutei feito uma leoa,
investi todos
os meus sentimentos,
apostei em você.
Em troca você foi
indecente,
imoral, sem juízo.
Só não queria acordar e
ver o tempo
passado, esquecido.
Você não pode atirar pedras,
já chorei, sofri, fui
selvagem,
omissa por você.
Me magoei,
só que desta vez doeu
demais,
amanhã será jamais.
Preciso de
tempo!
Não será
verdade que voamos como pássaros,
mas não
decolamos das insatisfações pessoais?
Mergulhar no Lago de Tchaikovsky é
mergulhar no nosso lago pessoal.
Neste desenho musical na obra de
Tchaikovsky, Cecília Kerche com sua elegância clássica, é alguém que transforma
a angústia do seu personagem em algo transcendental, pela magnitude de
movimentos cuidadosamente elaborados a cada nota. Libertando através de sua arte
o universo individual do espectador. Expõe sua verdade íntima com a maturidade
de uma diva somada ao requinte pessoal de uma grande intérprete.
Wellen
de Barros
09/01/2005
Só o que quero...
Andréa Maia
Só quero te afastar da escuridão, sendo pequeno raio de luz
a te guiar um caminho.
Só quero amenizar sua solidão, sendo a voz que
preenche seu silêncio.
Só quero ser sua proteção, sendo as longas asas
que te abrigam nos momentos de aflição.
Só quero te tirar do caos, sendo
a paisagem mais perfeita que te encanta os olhos.
Só quero te libertar de
grilhões do passado, sendo a verdade mais pura e presente.
Só quero
afastar seus pesadelos, sendo seu suave sonho de paz.
Só quero ser o
atalho que encurta a sua distância da felicidade.
Só quero sarar sua dor,
sendo o beijo que te alivia o coração.
Só quero ser o seu desejo de
bem-estar, bem-viver!
Só quero ser a amiga...o amor...
Só quero
ser um amor amigo a tentar te fazer sempre um pouco mais
feliz!
Se você
sair peguntando ao povo que anda pelas ruas qual é o ballet que primeiro lhes
vem a mente, com certeza achará "O Lago dos Cisnes" entre um dos mais
cotados.
Também nós constatamos isso na pesquisa que aqui na página "Uma
Bailarina..." realizamos, com maioria absoluta de votos para este grandioso
ballet.
Mas por que
grandioso?
Vamos verificar isto aqui =)
"O Lago dos Cisnes", com o
passar dos anos e com a evolução do ballet tem se tornado o mais popular de
todos. É o ballet que captura como nenhum outro todas as emoções humanas, da
esperança ao desespereo, do terror ao carinho, da melancolia ao êctase. Baseado
em um conto de fadas alemão, é um ballet em quatro atos, com a música de Piotr
Ilyich Tchaikovsky.
Vazio Cálix
elisasantos
Em mãos... O cálix vazio em brinde!
Sorvido o vinho...Saciado o corpo,
Ficou a sede, nos lábios tremulam
As palavras que se perderam na volúpia
Nas asas da paixão, rubra e
borbulhante
Mergulhou a alma e o gosto amargo
Tomou-me o corpo que em
agonia
Vive à revelia da morte que chegou
Ontem verso vivo, hoje
Faço-me reverso e acompanho-me
Em brinde ao abandono que invisível
Enche o cálix nas noites sem amor!
Surpreendentemente após sua primeira estréia, "O Lago dos Cisnes"
não foi muito bem recebido, se tornando um grande fiasco. Em sua primeira
apresentação lhe deram coreografias pobres e o ballet foi condenado a não ter
nenhum futuro promissor. A versão que sobrevive até hoje é o sucesso que dois
russos juntos coreografaram. Eram eles Marius Petipa e Lev Ivanov, o brilhante
coreógrafo que desenvolveu toda a idéia dramática central de uma moça presa em
um corpo de um pássaro, sendo assim representado pela leveza dos movimentos dos
rbaços da bailarina, as articulações de seus pés e a posição de sua cabeça e o
alongamento do pescoço.
"O Lago dos Cisnes" conta a história do jovem
Príncipe Siegfried (é, você leu certo, afinal a história se passa na Rússia, não
é mesmo?), que se apaixona por Odette, uma rainha que foi transformada em um
cisne por um feiticeiro malvado. Odette o explica que ela é destinada a
permanecer como esta estranha criatura, até ser resgatada por um homem que jure
amor eterno a ela.
Poema subterrâneo
m.s. cardoso
xavier
Alma presa
E submissa
A grilhões
De antanho
Nudez da
ignorância
Paixão sem amor
Amor sem paixão
O verso é pouco para
falar
Desse universo
Seara vasta e dúbia
Se tantas
batalhas
Perdidas
Como vencer a guerra?
E as guerras
internas?
E a
vida?
Esta longa e interminável
Estrada
Ora linear, ora
sinuosa
Surpresas
e imprevistos
Na
caminhada
Rumo ao
infinito
Onde o
tudo
É o
nada...
Encantado
com a beleza dela, o Príncipe promete jurar amor eterno ao mundo. Mas logo em
seguida, na festa em sua homenagem por seu 21º aniversário ele é enganado pelo
feiticeiro, von Rothbart, declarando seu amor por Odile, uma gêmea malvada de
Odette, o levando a jurar amor por ela. Quando ele se deu por si, correu de
volta ao lago. Lá ele combate Von Rothbart e destrói seu poder e assim os
apaixonados podem ficar juntos e felizes para sempre.
Nos meus sonhos
Graça
Ribeiro
Nos meus sonhos eu te preciso
como o céu precisa das
estrelas
para cobrir de luz os caminhos
Nos meus sonhos recebo teus
sonhos
e os abraço, os enlaço em meus braços
e juntos vivemos o
impossível do amor
Ah! Como eu te amo em meus sonhos!
Desfruto rios
de prazer em teu corpo
ouço o silêncio deslizar em tuas mãos
Vivemos
no sonho a ternura de amar
como se peixe e pássaro pudessem
um dia se
apaixonar e se encontrar
Nos meus sonhos eu te amo assim
como se te
amar não fosse sonho
e a vida acordasse dentro de mim.
Este é um
dos mais tecnicamente difíceis balés, em parte pela honrosa bailarina italiana
chamada Pierina Legnani. Quando ela se apresentou nos papéis principais de
Odette/Odile, ela com toda sua hailidade conseguiu executar 32 fouettes de uma
só fez. O público ficou tão impressionado com a agilidade da russa que a partir
desta apresentação, qualquer bailarina que pegasse este papel deveria executar
todos os 32 fouettes. O nome de Legnani até hoje é 'amaldiçoado' por bailarinas
de todo o mundo por este fato. Ihihi...
Um fouette é um ágil movimento de
giro em apenas um pé. Você assiste a tudo aquilo, acha tudo muito belo, mas não
imagina o esforço da bailarina para permanecer no mesmo lugar enquanto executam
este passo. Este não é o único motivo pelo qual eles são detestados. É
principalmente por ele ser apenas uma 'atração de circo'. Eles só dão efeito,
mas não há nada de emocional passado através do passo.
NINHO
Sérgio Diniz Barros Guedes
Árvores nuas
penso em você,
folhas no
chão
nosso colchão,
que tanto nos
amamos,
procurando ninho
de cavalo
nas
manhãs
com orvalho.
E com um
ballet tão cheio de emoções como "O Lago dos Cisnes", os movimentos devem
revelar todo o personagem, tendo uma razão lógica.
Talvez "O Lago dos CIsnes"
seja considerado tão difícil pelo fato de que a interpretação é um fator
primordial para a essência do espetáculo. É difícil interpretar e se matar
dançando ao mesmo tempo, mas naquele momento você não vive, e sim o personagem
dentro de você. É isso que impressiona no balé e que faz com que muitas
bailarinas percam papéis por não terem esta capacidade.
És meu sol
Inês
Marucci
És tu amor meu,o sol que me acende
a esperança dormida querendo amar,
inventando o que o vento transcende,
a canção que faz minha alma
levitar!
Já choramos juntos lágrimas de dores,
semeadas pelos mares
afora que agora
é só paz de crianças dormindo, é flores..
Sonho doce
parido na passada aurora!
Brotados do perdão que jamais negaste
vimos abrasarem os suspiros anelantes,
tão nossos quanto as aflições
clamantes,
quando tu amor, minh’alma encantaste!
Ramos agrestes vão
do verde ao dourado,
enquanto o meu coração,ah sol adorado,
em tua
candura s’enfeita quer na sombra
ou no silêncio d’alma em amor
desdobra!
História
Ato
I: Um campina próxima ao castelo. É tarde. O Príncipe Siegfried
organizou uma caçada para celebrar seu vigésimo primeiro aniversário. Os
trabalhadores tiveram folga e organizaram um piquenique que o Príncipe prometeu
ir, mas este foi interrompido pela Rainha, sua mãe, que o lembrou que era seu
dever nesta sua maioridade de escolher uma noiva entre seis princesas. Quando o
sol vai se pondo os trabalhadores vão indo embora. O Príncipe, triste em pensar
que sua liberdade iria embora foi animado por Benno, que avistou alguns cisnes.
O Príncipe, pensando que a noite é uma criança, vai à busca deles, e os outros
caçadores vão embora.
...alma em semifusas confusa...
Véra Lúcia de Campos
Maggioni
Vera&Poesia
Mundo hilário!?
Egos superfaturados...em naves
sombrias exaltados...
inflamados corpos, instalam entranhas desgarradas
de dó...
nem maior_DÓ_ nem menor...de grandeza exaltados
arrogantes...
insensatos paralíticos de alma; orfãos...
Não é insolência!
Pressinto indolência contemplativa em cometas falsos,
apagados sentem
suas luzes; enganados em si...por si...
Simplesmente, só são umbigo_digo,
enquanto vivos_vivos?
Carne carcomida vira pó...o ego estagna num
nó...afogado num rio só...
então, a história conte prá si
só, em arrogância de
aviltez_tez sua...nua_crua_fria
escuridão_cria...da carne inerte...
Segue... burlando sua própria alquimia em
figura-fundo confundida, como fica?
... em caminho avesso no qual
tropeça_fogado indigestamente:ego em eco?
eco de ego?- eco
mudo...inaudível em ego estrangulado...sufocado...
Quem sabe, grite
surdamente dito ego, na alma em semifusas
confusa...mas,
insofismável...
Ato II: Algumas horas depois, à beira
do lago. Enquanto o Príncipe Siegfried adentra a floresta para caçar, vê um belo
cisne a voar. Ele cuidadosamente o mira, mas, para sua surpresa, o pássaro se
transforma na mais linda das moças, e ele se esconde por entre as árvores para
observá-la. Incapaz de conter sua curiosidade, ele aparece e a assusta. Ele
assegura que nenhum mal irá fazer para com ela e a pede que explique o fenômeno
que acabara de presenciar. Impresionada por sua gentileza, Odette revela a
história de sua situação. Ela conta que é uma Princessa nascida em berço de outo
que foi enfeitiçada por um feiticeiro malvado e agora sua sina é ser um cisne ;
apenas em algumas horas do escuro é que ela se tranforma em humana. O lago em
que habita foi formado pelas lágrimas de sua mãe. Ela conta que está condenada
para a eternidade, e somente se um jovem virgem jurar eterna fidelidade a ela e
desposá-la, só assim ela se libertará. Mas, se ele a trair, então ela
permanecerá um cisne para sempre. Neste momento o feiticeiro aparece. O Príncipe
apaixonado pega seu arco e flecha, mas Odette imediatamente protege o feiticeiro
com seu corpo, pois sabe que se ele for morto antes do feitiço ser quebrado,
também ela morrerá. O feiticeiro desaparece, e Odette se esconde na floresta.
Siegfried percebe que seu destino está agora mudado. A alvorada começa a
aparecer Odette é tomada mais uma vez pelo feitiço, retornando a seu disfarce de
cisne. Siegfried vai embora desesperado.
Sonhos Sem
Fim...
Ivete Tayar
Ah! Que sonhar nunca
termine
Sonhar é válvula de escape
Sem ele não existiria a fantasia
Sem
fantasia adeus poesia
Sonhar traz alegria
Do poeta a
maresia
Sem sonhos a vida seria vazia
Adeus vida e
poesia
Que a criança interna seja presente
Criança é
fantasia inocente
Vale a pena por ela ser gente
Amar ainda é
o melhor sonho
Sem amor o sonho não existe
E ele não pode ter fim...
Ato III: A noite seguinte, no Salão de
Festas. Convidados de muitas realezas aparecem para a festa de aniversário,
incluindo as seis princesas e seus dotes, de que a Rainha Mãe escolhera como
eligíveis esposas para a mão de seu filho. A Rainha ordena que o entretenimento
comece, e então convida as princesas a dançar. O Príncipe dança com cada uma.
Sua mãe então o ordena que se decida, mas ainda com a memória de Odette, ele
recusa todas, para desgosto da mãe. A fanfarra anuncia então a chegada do Barão
Von Rothbart com sua filha Odile. Siegfried, que se encanta com a beleza de
Odile é seduzido por sua semelhança com Odette, e declara seu amor e fidelidade
a ela. Rothbart e Odile, triunfantes, revelam sua decepção, e Siegrfried percebe
que foi vítima de um plano malvado. Ele corre então no meio da
noite.
Quero ser
Candy
Saad
Quero ser uma
estrela
iluminar sua estrada
de madrugada
Quero ser a
lua
Inspirar você
nos poemas de amor
Quero ser a música
que
eleva sua alma
e trás a paz
Quero ser a flor
que exala o
perfume
numa manhã de primavera
Quero ser forte
te
impulsionar
sempre que precisar
Quero ser frágil
ser
dependente
nos seus braços me refugiar
Quero ser
sua
cúmplice
no amor,na dor,no tesão
Quero ser
tudo
para você
que meu tudo é...
Ato IV: À noite na
beira do lago. Todos os cisnes estão ansiosos pelo desaparecimento de Odette.
Ela aparece e conta do plano de Rothbart, dizendo que antes do amanhecer ela
deve morrer. Houve-se o barulho de um trovão. Siegfried a acha e implora seu
perdão. Enquanto o amanhecer se aproxima, Rothbart aparece mais uma vez
disfarçado de feiticeiro. Odette conta a Siegfried que ela deve se matar, ou
então será eternamente um cisne. Siegfried, sabendo que seu destino está mudado
para sempre, declara que ele irá morrer com ela, assim quebrando o poder de
Rothbart. Os apaixonados se jogam no lago. Rothbart recebe um choque mortal e
todo o seu poder está acabado. Enfim, o casal estará unido para
LAGO DOS
CISNES
J.G. de Araujo Jorge
Foram meus olhos, duas asas tontas
que ao teu
redor, como ao redor da luz
queimaram suas ânsias e ficaram
mortos no
chão, como cigarras mortas...
No bailado em que estavas, sobre o
palco,
meu desejo - esse fauno de alma triste,
tomaria teu corpo e
bailaria
até que o mundo se fundisse ao sonho...
Olhos de luar e vinho
que me seguem
na ária da solidão em que me envolvo
sem volta, sem partida,
sem transcurso...
Foram meus olhos que te descobriram
e ficaram
vagando esse abandono
de cisne branco sobre o lago
imenso...
Pesquisas:
https://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo315.shtml
https://www.geocities.com/Hollywood/Lot/8182/lago.html
https://www.mediamania.com.br/secundarias/kirov2/miolo8.htm
tchaikovsky_
o_lago_dos_cisnes.mid
TTNeves e
Rivkah