Jack Leon Terpins
Homem do Mundo e da Paz, agrega a Diáspora e esta, ao Meio em que vive.
Mensagem de Yom Haatzmaut |
A cada aniversário, costumamos nos dar conta
de que, ao mesmo tempo, em que o passar dos anos, traz-nos a sabedoria inerente
à vivência; o tempo também, se faz mais sentido em nossa estrutura física.
Entretanto, se com os homens isso é mais patente; com a terra ocorre de outra
forma. A terra se transforma, ganhando contornos de uma mulher fecunda com a
semente do progresso. Seu o viço reflete a esperança de um povo que não poupou
esforços para que germinasse em seu solo, os frutos da paz e prosperidade, da
compreensão e fraternidade. Assim, o Estado de Israel completou ontem (dia 24 de
abril), os seus primeiros 59 anos de vida, quase a metade dos propalados 120, e
menos ainda que a eternidade, já conquistada. Como presidente da Confederação
Israelita do Brasil e do Congresso Judaico Latino-Americano, representando,
oficialmente, a comunidade judaica de todo o Brasil e da América Latina, só
posso me unir a todos que amam a paz e acreditam no ser humano, e desejar que
Israel, berço de tantas religiões, casa de tantos credos, em seu 59º aniversário
se torne cada vez mais real àqueles que ainda insistem em questionar a
legitimidade de sua existência, demolindo torpes e vis questionamentos, com o
simples argumento de que, Israel foi, é, e sempre será uma realidade: Israel
existe, e seu povo vive - Am Israel Chai!
Jack Terpins, engenheiro
na época da mensagem era
Presidente da CONIB - Confederação Israelita do Brasil
Presidente do CJLA - Congresso Judaico Latino-Americano
TERPINS RECEBE O PRÊMIO CICLA (3 de setembro de 2007, em Israel
Jack Terpins- presidente do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) e da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) acaba de ser agraciado com o Prêmio CICLA, concedido à pessoas que se destacam por seus méritos na vida comunitária judaica e na defesa de Israel.Segundo a CICLA- Centro Israelí para as Comunidades Ibero-americanas, Terpins recebeu essa honraria, por seu trabalho e aporte a comunidade judaica brasileira e latino-americana, como presidente de tais, por sua participação e desenvolvimento como judeu e dirigente comunitário, por seus esforços contínuos no sentido de estreitar e reforçar cada vez mais os laços entre as comunidades judaicas da Diáspora e Israel, através de programas e atividades, entre outras, que propiciam a formadores de opinião e lideranças, um conhecimento real e mais apurado acerca de Israel e da comunidade judaica lá e na Diáspora. Na foto, Terpins recebe o Prêmio das mãos de Arie Fainstein- pres. da CICLA (foto seguinte) e, junto com sua esposa Denise, se confraterniza com brasileiros que prestigiaram a cerimônia, entre eles, o embaixador do Brasil em Israel -Pedro Motta Pinto Coelho, sua esposa Moira Pinto Coelho, o adido Cultural da Embaixada do Brasil, e amigos como Dorit Shavit - chefe do Depto da América Latina no Ministério das Relações Exteriores, Daniel Gazit, ex-embaixador de Israel no Brasil. (www.conib.org.br)
Terpins e Arie Fainstein (www.conib.org.br) |
Mensagem de Jack Terpins por ocasião do Ano Novo Judaico 5769
Este ano é muito especial para a comunidade judaica. Comemoramos os 60 primeiros anos do Estado de Israel e, aqui no Brasil, esse mesmo tempo de comunidade judaica organizada, tendo como sua representante oficial, a Confederação Israelita do Brasil, que completa agora em novembro, o seu 60º aniversário de fundação. No entardecer de 30 de setembro, a comunidade judaica mundial comemora a chegada do ano de 5769, contado a partir da Criação do Homem. Também, se inicia um período de reflexão e avaliação dos atos e ações praticados durante o ano que passou, visando melhoria para o que adentra.
Nesses dias que antecedem à entrada de um novo ano, e tendo vivido há pouco, experiências muito marcantes, como a participação na Conferência do Episcopado Latino-Americano, onde pude ver que, doutrinas religiosas, como a cristã e a judaica, tem muito em comum, como o desejo ardente de viver e construir a paz, manter um dialogo permanente, tendo como premissa maior, a solidariedade e o amor ao próximo, também, estive com gente de todo o mundo no jovem Estado de Israel. Assim, com tudo isso muito presente, e vendo essa irmandade, uno-me a esse curso solidário, e desejo que todos nós, possamos ser um elo dessa corrente.
Como representante oficial das comunidades judaicas brasileira e latino-americana, desejo que todos, independente de suas diferenças e semelhanças, mas tendo como determinador comum, o firme propósito de nos tornamos melhores como seres humanos, e transformar o espaço que vivemos, em um jardim do Éden, tal qual era no momento da Criação, façam de 5769, o ano de sua vida, com saúde, progresso e paz!
Jack Terpins
Presidente da Confederação Israelita do Brasil - CONIB
Presidente do Congresso Judaico Latino-Americano - CJL