Baruch Lopes Leão de Laguna

 

Pintor de origem portuguesa

 (de 16 de Fevereiro de 1864 em Amsterdão a 19 de Novembro de 1943,assassinado no campo de extermínio de Auschwitz).

 

Aos 10 anos órfão de pais,Salomão Lopes de Leão Laguna e Sara Kroese, ambos sefarditas, foi internado no orfanato da comunidade judaico-portuguesa de Amsterdão.

Neste orfanato foi apoiado pelos professores,tomando o gosto pela pintura,devido a que viesse a freqüentar a Escola Quellinus e mais tarde a Academia Nacional de Belas Artes Holandesa.

Baruch Lopes Leão de Laguna trabalhou, em Amsterdão,numa pastelaria pertença da família do pintor Jacob Meijer de Haan e vindo a ser assistente deste.

Casa com Rose Asscher, filha de um lapidador de diamantes.

Na sua ascensão nas Artes,em 1885 faz a sua primeira exposição na Associação Arti et Amicitiae, onde obtém reconhecimento e aplausos.

Leão de Laguna é tido hoje como um dos mais representativos pintores holandeses no período de fim de séc XIX e princípio do séc XX.

Ao se dar a ocupação nazi da Holanda,se refugia em Lauren(norte da Holanda) no seio de uma família,que o esconde numa sua quinta.

Mas Baruch Lopes de Leão Laguna é detido pelos nazis e levado para o campo de extermínio de Auschwitz, onde,com 79 anos, é assassinado.

 

exemplos de suas algumas obras:

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

por: Henrique Lacerda Ramalho